A Escola Estadual Professora Odete Antunes, localizada em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, realizou no período de 21 a 23 de outubro sua 1ª Semana de Ciência e Tecnologia. A ação envolveu estudantes, professores e comunidade escolar em torno de temas como evolução dos jogos eletrônicos, utilização de fontes de energias alternativas e nanotecnologia, com oficinas e palestras de profissionais ligados às áreas da educação, saúde, tecnologia e ciência.

Com o objetivo principal de incentivar a iniciação dos alunos na investigação científica, o evento teve início com apresentação de palestra do ex-secretário de Educação e de Ciência e Tecnologia, Anderson Gomes.  Representantes da empresa automobilística Honda também estiveram presentes e destacaram o avanço da tecnologia da mecânica automotiva. Já as oficinas aproximaram estudantes de experimentos científicos, como a fabricação de sabão caseiro com óleo de cozinha e confecção de caleidoscópios.

A parceria com curso de Engenharia da Faculdade Estácio, por meio do Projeto Abrindo os Olhos para o Futuro, rendeu frutos. Após cinco encontros com estudantes do nível superior nos laboratórios da faculdade, os alunos do ensino médio puderam apresentar a produção de protótipos de um barco a vapor, uma mão mecânica e um guincho, todos movidos por injeção hidráulica.

“O projeto realmente abriu nossa visão para as possibilidades profissionais que podemos seguir. Antes da parceria já tinha decidido fazer vestibular para engenharia da computação e o contato com os estudantes da Estácio permitiu a confirmação desse desejo. Além de mim, outros estudantes puderam conhecer de perto o curso de engenharia. Sem dúvida, foi muito importante”, declarou o estudante do 3º ano Deyvid Henrique Nascimento, 17 anos, que participou dos estudos sobre hidroestática.

Com uma sessão de jogos Xbox com kinect, a diversão se uniu ao conhecimento das novas tecnologias dos jogos digitais pelos estudantes. As alunas do 2º ano, Wilkênia Pereira, 16 anos, e Luana Barros de Jesus, 15, apresentaram trabalhos que destacaram a evolução histórica dos jogos desde 1987 até os dias atuais. “Nossa pesquisa elaborou uma linha do tempo mostrando os modelos e as características dos games. Foi interessante perceber essa evolução porque eu nem era nascida quando surgiram os primeiros jogos”, lembrou Wilkênia. Já Luana destacou que além dos conhecimentos históricos, a apresentação também incluiu instruções de uso dos videogames mais atuais, como o Xbox. “Antigamente as pessoas jogavam com controle. Hoje não precisa, pois os movimentos do jogo são realizados pelo próprio corpo do jogador”, explicou.