Dez escolas da rede estadual disputaram, ao lado de outros seis colégios particulares, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), neste sábado (31), na quadra de esportes da Secretaria de Educação do Estado (SEE), no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O torneio, que começou às 8h e se estendeu até 19h, foi organizado pela Lego Zoom em parceria com a SEE.
Participam do torneio a EREM Senador Paulo Pessoa Guerra, a EREM Urbano Gomes de Sá, a EREM de Itaparica, EREM Padre Machado, EREM de Gravatá, EREM Doutor Anthenor Guimarães, EREM Josias Inojosa de Oliveira, EREM Benedita de Morais Guerra, ETE Professor José Luiz Mendonça, e Escola Estadual Escritor José Alencar.
Cada escola deve levar para a competição um robô já montado, que deverá realizar diversas tarefas, como subir rampa, andar em linha reta, e segurar objetos. A pontuação da escola será maior na medida em que é capaz executar a maior quantidade de tarefas.
As escolas podem inscrever uma quantidade ilimitada de times. São 62 times, ao todo, representantes das 16 escolas estaduais e privadas. A rede estadual será representada por 47 times. A escola estadual com a maior quantidade de times inscritos foi a EREM Josias Inojosa de Oliveira, com 18 times.
Dos 62 robôs competidores, apenas quatro devem ser selecionados para participar da etapa nacional da competição, que acontece entre 18 e 20 de outubro em Fortaleza, Ceará.